Na última quinta-feira (22/01), o Grupo São Luiz celebrou 100 anos de atuação com um evento institucional realizado no Teatro RioMar Fortaleza, no Ceará. A cerimônia reuniu executivos, convidados e representantes ligados à história da empresa, fundada em 1926 e hoje estruturada sob a holding Grupo MSLZ.
A trajetória do grupo teve início com a Casa São Luiz, criada por Luiz Melo, como um negócio de comércio local. Ao longo das décadas, a empresa passou por sucessões familiares e mudanças estratégicas que permitiram a entrada definitiva no varejo supermercadista, mantendo a marca São Luiz como elemento central da operação.
100 anos do Grupo São Luiz e a expansão da operação
A partir da segunda metade do século passado, o grupo estruturou sua rede de supermercados e ampliou gradualmente sua presença no Ceará. Esse processo levou à formação de uma operação distribuída entre a capital e o interior do estado, com atuação em municípios como Fortaleza, Eusébio, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.
Atualmente, o Grupo São Luiz opera cerca de 29 lojas, organizadas em diferentes formatos. A rede reúne unidades dos Mercadinhos São Luiz, voltadas ao varejo tradicional; do Mercadão São Luiz, com foco em compras de maior volume. Além disso, há o Mini São Luiz, que opera sob modelo de proximidade.
Nesse contexto, mesmo com 100 anos do Grupo São Luiz, a companhia continua sua expansão que prevê a abertura de novas unidades nos próximos anos.
Estrutura de comando e estratégia atual
A condução do grupo hoje está concentrada na holding Grupo MSLZ, que reúne as decisões estratégicas da operação. No cargo desde 2024, Fernando Ramalho conduz a gestão executiva e o dia a dia do negócio, enquanto o irmão, Severino Ramalho Neto, preside o Conselho de Administração.
A administração tem direcionado esforços para ganhos operacionais, fortalecimento da marca São Luiz e crescimento controlado da rede. Esse plano inclui investimentos em logística, ajustes nos formatos de loja e a ampliação da atuação fora da capital. Tudo em linha com mudanças observadas no comportamento do consumidor.
100 anos do Grupo São Luiz celebrados em evento institucional
O Grupo São Luiz abriu as comemorações de seu centenário com um espetáculo musical no Teatro RioMar Fortaleza, reunindo colaboradores, fornecedores e parceiros da operação. A apresentação lançou oficialmente a campanha dos 100 anos do Grupo São Luiz, que se desenvolverá ao longo de 2026 com ações voltadas a diferentes públicos ligados à empresa.
Além disso, Giovana Bezerra dirigiu artisticamente o musical Gerações São Luiz, que percorreu passado, presente e futuro da companhia. Além disso, destacou a trajetória da família fundadora e das pessoas que participaram da construção do negócio no Ceará. O espetáculo contou com participações de Marcos Lessa e Phelipe Carvalho, além de uma orquestra formada por 16 músicos. Além disso, envolveu mais de 50 profissionais entre artistas, músicos e equipe técnica.
“A ideia de fazer um musical surgiu para contar a história das gerações e dos valores construídos até aqui, passando pela história da família e da empresa, que merece ser conhecida por fornecedores, colaboradores e clientes”,
Afirmou Giovana Bezerra, ao explicar a proposta de apresentar a trajetória dos 100 anos do Grupo São Luiz a partir dos valores que orientaram sua atuação ao longo de um século.
Campanha do centenário e próximos passos
A campanha dos 100 anos do Grupo São Luiz organiza ações voltadas a colaboradores, clientes e fornecedores. Além disso, com ativações no ponto de venda, campanha de colecionáveis e a produção de uma websérie institucional. O Grupo MSLZ realizará as iniciativas de celebração ao longo de 2026.
Segundo Ana Luiza Ramalho, diretora de Marketing do grupo, o planejamento da campanha buscou alinhar a história da empresa às decisões estratégicas para os próximos anos. Uma das entregas já realizadas foi a atualização da marca de varejo, que passou a se chamar São Luiz Supermercado, apresentada em 2025 com a inauguração da unidade da Avenida Antônio Sales.